• Foto tirada por Vera Oliveira @ São Pedro de Moel, distrito de Leiria, Portugal - Agosto 2006
  • <body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7079343\x26blogName\x3dPitadas+de+de(s)vaneios+po%C3%A9ticos\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://aureamediocritas.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://aureamediocritas.blogspot.com/\x26vt\x3d2609820039414239377', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

    littera

    Por ocasião do encontro literário com valter hugo mãe na Escola Secundária/3 de Barcelinhos, organizado, hoje, pelo núcleo de estágio de Português ao qual eu pertenço, revelaram-se algumas facetas de um visível conservadorismo social daquilo que eu chamo comunidade da vulgata católica.
    Hoje abordaram-se temáticas frágeis aos olhos dos idealistas puritanos, que fecham os olhos à Realidade por nós observada nos jornais, na televisão, nos livros, nos blogs e até mesmo nas comunidades que nos circundam. Isto sem falar nos dados históricos dos anos obscuros da Igreja, a Contra-Reforma.
    As perspectivas agora são diferentes e mesmo após termos vivido muitos anos sob o jugo de um regime autoritário e coorporativista, semelhante ao fascismo de Benito Mussolini e de Franco, continuamos num marasmo cultural que é abalado quando alguém põe em causa o ideário que rege o catolicismo: «Deus [...] e Família» .
    Quando se aborda a questão e a existência, ou inexistência, de Deus entramos em caminhos sinuosos. Eu própria sou Cristã e sou-o porque, nasci num país cuja religião maioritária é o Cristianismo. Caso tivesse nascido na Arábia Saudita seria muçulmana. Diferentes países, diferentes tradições, prevalência estatística.
    A Religião não é, porém, defensível quando colocamos em questão comportamentos éticos vindos de alguém que é, simplesmente, o líder religioso de uma determinada doutrina. Devemos abrir os olhos, a mente, observar e saber criticar quando é necessário. O puritanismo é uma característica do passado, guardado no baú de memórias, a História. Podemos possuir diferentes opiniões, eu acredito em Deus, num ser transcendente, não acredito na Igreja enquanto instituição. Entre Papas, prefiro o da Universidade do Minho, porque o do Vaticano não tem uma conduta ética e humana como o seu predecessor, bem pelo contrário... Refiro isto porque valter hugo mãe hoje relembrou-nos o esplêndido aparato que sempre envolveu a Igreja, e que o nosso queridíssimo Bentinho não ignorou. Aliás, reavivou-o! Viva o Marketing, o sexo ao natural e as famílias numerosas que não conseguem sustentar os filhos e que, inevitavelmente ,os deixam ao «deus dará» ou numa instituição de caridade! Coitadinho do David Attenborough e da organização Optimum Population Trust. Ao interceptar os ideais desta organização com aqueles defendidos pelo nossa amado Bentinho não nos podemos esquecer que a Igreja Católica está a perder crentes e que o mercado asiático, indiano e africano podem ser proveitosos para o Ocidente (maior lucro e poder para a Igreja e para os mercados económicos europeus).
    Em Portugalinho vivemos num marasmo porque este país, com fraca produção cultural, vive enclausurado na Moral e ética religiosas e está imerso na Estatística (cada vez mais, ora vejam as políticas tecnoburocratas do Ministério da Educação), obliterando a produção e desenvolvimento de conhecimento crítico das massas, muitas vezes condicionado pela Igreja que «quer, pode e manda». Haja liberdade, haja literatura, haja criatividade artística e pensamento crítico!


    A propósito, lembrei-me dos Xutos & Pontapés e da polémica que gira em torno da letra «sem eira nem beira».



    No mesmo seguimento recordei-me do comportamento inquisitório dos agentes (espiõezinhos!) governamentais da Dren comandados pelo nosso querido governo SoCretino(s) - o despedimento do Professor Charrua. É deveras anedótico... Cá para mim qualquer dia a PIDE será ressuscitada e o Index sairá em decreto-lei.

    Ora bem, deixem-me ver os livros que tenho e que podem constituir atentado ao pudor... ah, já sei: «
    Pornocracia». Tapem-se como Adão & Eva, mantenham a moral intacta e preservem um lugar no céu, ou não!



    Etiquetas: , , , , ,

    Home | Next
    | Next
    | Next
    | Next
    | Next
    | Next
    | Next
    | Next
    | Next
    | Next

    Enviar um comentário